Relembre casos de agressão a jornalistas durante coberturas

Todos os anos repórteres são atacados durante coberturas de interesse público


Todos os anos, jornalistas são alvo de violência durante reportagens. Em muitos casos, uma pergunta mais delicada é motivo para um ataque. Reveja alguns casos de jornalistas agredidos ao exercer a sua profissão:

O repórter do CQC Felipe Andreoli foi agredido neste mês pelo deputado federal Marcio Moreira (PP-MG) ao falar sobre a votação da PEC do trabalho escravo.

A repórter da TV Centro-oeste, filiada do SBT em Pontes e Lacerda, no Mato Grosso foi agredida em 2010 pelo então vereador Lorivaldo Rodrigues de Moraes, o Kirrarinha (DEM-MT). A jornalista levou um tapa na cara do político ao tentar entrevistá-lo sobre a acusação de que ele sofria de esbulho possessório (perda de bens) e denunciação caluniosa, ou seja, denunciar uma pessoa inocente. O partido disse que iria expulsá-lo, entretanto ele foi eleito presidente municipal do DEM em um ano após o ocorrido.

Entretanto, esta não é a primeira vez que o político agride a imprensa. Em setembro de 2007 ele agrediu com um soco no rosto o repórter da TV Record de Pontes e Lacerda, Celso Garcia. O jornalista queria mais informações sobre o caso das cadeiras de rodas, no qual Kirrarinha era acusado de desviar cadeiras destinadas à Apae.

O jornalista Ricardo Rodrigues e o cinegrafista que o acompanhava tentavam entrevistar o vereador Antônio Luis, médico e presidente da Câmara Municipal de Caxias, no Maranhão em 2010, quando foram agredidos. O político ficou irritado quando o repórter questionou sobre as condições dos hospitais, sobre a falta de médicos e filas para o atendimento.

O radialista Dênis Araújo, editor da Revista Fatos em 2008, denunciou que foi vítima de tentativa de homicídio por parte do prefeito de Carpina, Manuel Botafogo (PSDB). O jornalista fazia uma reportagem em frente à sede da administração municipal quando foi perseguido pelo prefeito, que segundo ele estava armado com um facão.

O apresentador da TV5, afiliada da Band no Acre, Demóstenes Nascimento, foi agredido pelo candidato ao senado em 2010, João Correia (PMDB-AC). Os dois se desentenderam durante um programa sobre eleições.

O deputado Nelson Trad (PMDB), que morreu no ano passado, agrediu a repórter do CQC Monica Iozzi em 2010 durante uma reportagem em Brasília. O político atacou a jornalista e a equipe da Band após ser questionado por assinar, sem ler, um abaixo-assinado que propunha a inclusão de um litro de cachaça na cesta básica brasileira.

Fonte: Band

0 Response to "Relembre casos de agressão a jornalistas durante coberturas"

Postar um comentário

© 2013 Fã Clube Band - Todos os direitos reservados.