Reportagem do CQC aborda ponte do Jardim Imperial
A ponte da Rua Bueno Aires, no Jardim Imperial, destruída pelas últimas enchentes, foi pauta da equipe de reportagem do programa CQC, da Rede Bandeirantes. A matéria foi ao ar na última segunda-feira, para todo o Brasil. O repórter Oscar Filho, natural de Atibaia, entrevistou moradores e empresários locais na sexta-feira, e depois também falou com o chefe de Gabinete, Daniel Martini, que explicou o andamento das obras de reconstrução.
É importante esclarecer algumas questões sobre as obras. Em um primeiro momento, logo após a cidade sofrer uma das mais graves enchentes de sua história, a Prefeitura de Atibaia executou um trabalho paliativo com o objetivo de conter a erosão que prejudicava a integridade da ponte. Paralelamente, a Prefeitura solicitou recursos do Governo Federal para a reconstrução da ponte. A Prefeitura também fez um trabalho de contenção de erosão das cabeceiras, com o objetivo de manter a estrutura básica do equipamento, garantindo, assim, que os recursos do governo federal sejam suficientes para sanar o problema.
Atualmente, a Prefeitura publicou edital de licitação para definir a empresa que será responsável pelas obras. O edital será aberto em 9 de setembro e a conclusão das obras deve acontecer 60 dias após a assinatura do contrato.
Vale ressaltar que não é só a ponte do Imperial que passará por reforma. Outras duas pontes, da avenida Flávio Pires de Camargo e da avenida Imperial, serão reconstruídas com verba do governo federal. Ao todo, foi liberado mais de R$ 1 milhão do ministério da Integração Nacional. O dinheiro, que chegou a Atibaia após passar por diversas fases que fazem parte do procedimento de repasse da União, pode ser utilizado em até 365 dias após a publicação do convênio no Diário Oficial da União, que aconteceu em 8 de abril de 2011.
Projeto da nova ponte
Na nova ponte que será construída, a Prefeitura prevê dutos para passagem de duas vezes mais água do que a da ponte anterior. Para isso, serão instalados dois novos dutos. Com esta medida, a administração espera solucionar de vez os problemas de erosão causados pelo excesso de chuvas.
Uma das causas para esta situação é a idade avançada da antiga ponte, que não previu o aumento da quantidade de água no córrego do Onofre, causado também pelo aumento da impermeabilização do solo no bairro Jardim Imperial e Portão, conseqüência do processo de asfaltamento urbano realizado nos últimos anos.
Outras pontes
Outras 19 pontes da cidade foram parcial ou totalmente destruídas. A Prefeitura gastou cerca de R$ 350 mil nas obras de reconstrução, com recursos próprios. E um detalhe importante: eram vias sem rotas alternativas, muitas delas responsáveis pelo escoamento da produção agrícola do município.
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